Laura Pausini nasceu no dia 16 de maio de 1974 na pequena cidade de Solarolo, perto de Ravena, ao norte da Itália.

De família musical - seu pai Fabrizio tocava num conjunto musical chamado Les Compains Music Show - Laura canta desde os 8 anos.

Antes de alcançar o sucesso, cantava em piano-bares juntamente com seu pai.

Fez sua primeira apresentação solo aos doze anos, em Bolonha. Nesta época, foi gravado um disco intitulado: I sogni di Laura, que tem duas músicas escritas por Fabrizio Pausini (Lasciami dormire e Le stelle).

Em 25 de fevereiro de 1993 Laura subiu pela primeira vez o palco do Teatro Ariston para apresentar no festival de San Remo sua canção La solitudine

Com 19 anos lançou seu primeiro disco e foi um sucesso total: vendeu mais de um milhão de cópias só na Europa.

Em fevereiro de 1994 a italiana voltou ao palco de San Remo mais emocionada do que nunca e com a nova canção Strani amori, com a qual ganhou em 1995, em Monte Carlo, o World Music Award e, em Miami, o Grammy pela música latina.

A fama repentina fez com que logo surgisse seu segundo álbum: Laura, que vendeu mais de três milhões de cópias. Todo esse trabalho resultou num terceiro disco com versões em espanhol dos seus maiores sucessos. Lançado em todo o mundo, Laura alcançou os primeiros lugares nas paradas de diversos países, inclusive aqui no Brasil.

No dia 12 de setembro de 1996 saiu o disco Le cose che vivi em 32 países. O disco tem uma versão íntegra em espanhol Las cosas que vives e uma versão especial para o mercado brasileiro (com 3 singles em português).

Em 1997 realizou sua primeira turnê mundial, e no outono do ano seguinte lançou seu disco La mia risposta (Também em versão espanhola Mi respuesta). Vendeu dois milhões de cópias.

No dia 15 de setembro de 2000 foi lançado simultaneamente na Itália e no Brasil seu quinto trabalho Tra te e il mare, também em versão espanhola para países latinos Entre tu y mil mares.

Depois de vender cerca de 16 milhões de cópias e nove anos de carreira, Laura decidiu produzir sua primeira coletânea, lançada em 2001, que inclui as músicas La solitudine e Strani amori

Um dos destaques do CD é o dueto com  Gilberto Gil na faixa Seamisai. O disco traz outras duas faixas inéditas, E ritorno da te e Una storia che vale, compostas especialmente para o álbum. A compilação, segundo Laura, é o marco zero de uma nova carreira que ela diz estar mais madura.

"Eu amadureci muito nesses nove anos. Não apenas musicalmente, mas na minha vida pessoal também. Tudo que eu aprendi foi na estrada e em quartos de hotéis", disse a cantora, revelada mundialmente no festival italiano de San Remo, em 1993, com apenas dezoito anos de idade.

No dia 5 de novembro de 2002, Laura Pausini lançou, nos EUA, seu primeiro disco totalmente cantado em inglês, chamado From the inside.

Em 22 de outubro de 2004 foi lançado mundialmente seu álbum Resta in ascolto (Com o título Escucha, na versão espanhola). 

Dois anos mais tarde nossa querida italianinha produz o CD Io canto. O disco é uma regravação de canções italianas escolhidas por ela.

São músicas escritas por cantores italianos a partir dos anos 70, que representam a cultura da música pop do país. 

Como de costume da artista, foram lançadas duas versões ao mesmo tempo: Um disco em italiano e outro em espanhol,  Yo canto.

Primavera in anticipo foi seu posterior trabalho, um CD só de músicas inéditas em italiano, lançado em 2008. A versão em espanhol está intitulada como Primavera anticipada.

Para lançar o álbum, Laura trabalhou por quase um ano na Itália, Inglaterra e Los Angeles.

O lançamento sucede o aclamado San Siro 2007, o registro ao vivo no famoso estádio de Milão, onde a cantora se apresentou para 70 mil fãs. 

Após uma pausa de dois anos na carreira, Laura Pausini, artista que já vendeu mais de 70 milhões de cópias em todo o mundo, voltou com o álbum Inedito. Fãs aguardaram ansiosamente pelo lançamento do disco, que aconteceu dia 11/11/11 em todo o mundo. 

Inedito traz 14 novas faixas, resultantes de dois anos intensos de trabalho de Laura Pausini, ganhadora de 4 prêmios Grammy e certamente a artista italiana mais reconhecida em todo o mundo. 

O primeiro single do álbum, "Bienvenuto", fala sobre pessoas autênticas e livres para serem elas mesmas, o que diz muito sobre o atual momento da cantora. 

A música "No primeiro Olhar", gravada em português, foi um presente para os fãs brasileiros da cantora, que tiveram um álbum exclusivo para o país. Um álbum em espanhol também foi  lançado, porém sem a canção em português.

Em 08 de fevereiro de 2013 nasceu sua filha Paola, fruto do seu relacionamento com o guitarrista e diretor musical Paolo Carta. Laura dedicou o clipe, da música Celeste, às mulheres que têm o desejo de engravidar. "Fiquei muito emocionada porque quando gravei o clipe foi muito especial... Não gravei sozinha, gravei com a filha que estou esperando", afirmou a musa italiana.

No dia 12 de novembro de 2013 foi lançado mundialmente o disco 20 - The Greatest Hits. O álbum é uma comemoração aos 20 anos de carreira da Laura Pausini e conta com seus principais singles regravados e remasterizados em novas versões, duetos com artistas de diversas nacionalidades, além de faixas inéditas e gravações ao vivo. Foi lançada também uma versão em espanhol do álbum para o mercado hispânico e latino, intitulada 20 - Grandes éxitos.

E o sonho continua...


Photos:
Warner Music Italy, Laura Pausini Official Fan Club